Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul
Assinala-se este domingo [07.09.2025], O Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul, proclamado na Resolução 74/212, da Assembleia Geral da Nações Unidas a 19 de Dezembro 2019.
A poluição do ar, provocada pela acção humana, é responsável pela morte de milhões de pessoas todos os anos, uma vez que está na origem de doenças pulmonares, cardíacas, cancro do pulmão, diabetes, demência, entre outras.
Este dia tem como objectivo alertar para os efeitos da poluição do ar, chamar a atenção para a necessidade da cooperação internacional para alcançar um ar mais limpo como também, levar os governos, empresas e os indivíduos, a adoptarem medidas e comportamentos, que façam a poluição atmosférica diminuir, para que a qualidade do ar melhore de maneira a evitar milhões de mortes prematuras.
Para tal, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sugere uma série de medidas, entre elas: diminuir o consumo energético, incentivar a utilização de transporte públicos, optar por andar de bicicleta ou a pé, comer menos carne e aumentar as áreas verdes através da plantação árvores.
A poluição do ar representa um dos maiores riscos ambientais para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doença a nível mundial.
A poluição atmosférica é o segundo principal factor de risco de morte, causando cerca de 8,1 milhões de mortes prematuras por ano devido a doenças como o AVC, doenças cardíacas, cancro do pulmão e infecções respiratórias agudas.
O aumento da qualidade do ar que respiramos faz parte dos objetivos da «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável», sendo, por isso, uma prioridade mundial.