Mensagem do/a Titular

Descrição

  • Acreditamos que todos os cidadãos devem ter acesso às ferramentas tecnológicas, a fim de criar e facilitar o acesso à informação, para uma melhor interação com os serviços prestados, pois estas ferramentas desempenham um papel importante, para que proporcione ao cidadão informação em tempo útil.

    Através do Portal MINCULT, pretendemos mostrar que sem cultura não há desenvolvimento, porque as pessoas estão necessariamente inseridas em contextos culturais específicos e a Cultura, a par da actividade laboral e do exercício da cidadania, é um dos fins para a educação integral. Em era de conhecimento e de rápidas mutações que, nos dias de hoje, se operam a uma velocidade estrondosa, a Cultura terá de ser também vista como factor de progresso económico e social. Não como mera recreação. Através da defesa do património e da assunção da História, em todas as facetas positivas e negativas, a Cultura torna-se em fundamento de identidade e de conscientização nacionalista.

    Pela acção das indústrias culturais e criativas, a Cultura torna-se num factor de progresso económico, ao contribuir para a empregabilidade e para o Produto Interno Bruto.

    Encorajamos todos os Operários de Cultura, os profissionais da cultura, à valorização da Cultura Nacional, ao reconhecimento e ao valor do património cultural e convidar a todos ao compromisso e a se envolverem na promoção da cultura. Encorajar a todos a manterem o espírito de inovação e resiliência, e a trabalhar juntos para enfrentarmos os desafios futuros.

    Luanda, 31 de Janeiro de 2025
    Filipe Zau
    Ministro da Cultura